
Iporanga, que tem em seu território 9 comunidades Quilombolas, foi representado pelo Departamento de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, representantes das Comunidades de Bombas, Maria Rosa e Pilões.
Os mais de 250 participantes visitaram 2 comunidades quilombolas localizadas no município de Eldorado: Ivapurunduva e André Lopes. Além de conhecerem seus produtos e atrativos, o grupo discutiu e trocou idéias sobre todos os lados das experiências: sucessos, fracassos, anseios, pontos fortes e fracos, problemas, soluções e expuseram suas impressões acerca do que viram e vivenciaram, o que serviu de subsídio para debates realizados com o foco nos seguintes temas: Cultura, território e atrativos turísticos; Produtos e serviços turísticos; Capacitação e orientação técnica; Organização e integração das Comunidades; Comunicação e divulgação; e Financiamento e comercialização.
O encontro gerou uma carta aberta das Comunidades Quilombolas em defesa ao decreto 4.887/2003 que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes de comunidades quilombolas.
O evento foi realizado pelo ISA, SEBRAE e Fundação Cultural Palmares e recebeu o apoio e representantes presenciais dos Ministérios do Turismo, Educação, Desenvolvimento Agrário, Cultura, Meio Ambiente e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário